VIDE: ADVENTO; PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO; PRESENÇA DIVINA
EVANGELHO DE JESUS: VINDA DO FILHO DO HOMEM; VINDA ENTRE NUVENS; CITAÇÕES: Mt 24:3; Mt 24:27; Mt 24:37; Mt 24:39
Thomas Merton: VINDA DO SALVADOR
PERENIALISTAS
Roberto Pla: Evangelho de Tomé - Logion 113
Evangelho de Tomé - Logion 114
Essa contemplação da qual agora falamos, que é a principal obra da alma segundo o evangelho, e a qual todos estamos destinados agora ou “depois”, é a “presença” e a contemplação da “presença” (ambas coisas são o mesmo), pela qual o espírito que, como se diz no evangelho, mora em nós e em nós está, é “recebido” pela consciência e começa a ser conhecido por ela, pela alma (Jo 14,17).
A prática incessante, estabilizada, da contemplação da “presença”, é por si só a dissolução das névoas que parecem afogar a alma, pois ela, a “presença”, é expansiva como a luz do sol (da qual é prima espiritual) e por si só cresce, como a semente da parábola de Marcos, enquanto as trevas se levantam e mínguam quando a luz vem.
Por meio da adoração em espírito e em verdade, se generaliza logo a contemplação da “presença” nos outros templos ou mansões de Deus, que são muitos e cobrem o todo. Cada crescimento é unção que se desparrama sobre o espírito, e que descobre a unção do espírito com o Espírito na revelação da unidade de sua “presença” em todas sua mansões.
O espírito assim ungido, revelado na alma como Espírito, é então o nascido “do alto”, o Cristo de Deus na confluência da unidade.SUFISMO
Ibn Arabi: MUNDOS E PRESENÇAS
Além da dualidade Ser/Experiência, o Ser constitui-se então, também em sua estrutura própria, de uma terceira dimensão, o Espírito. A dimensão do Espírito, por sua vez, articula os polos de uma outra dualidade, esta irredutível, como dois lados de uma moeda inteira: a dualidade Presença/Ausência. No pensamento chamado de "ponto de vista", que é um pensamento do instrumento, ou da Mente, há Ausência (de Espírito). Na imanência da Experiência, que não é pensamento, mas uma extensão do Ser, há Presença (de Espírito).