Skip to main content

Não-Ser

ONTOLOGIASER — NÃO-SER


VIDE: NADA, DUALIDADE

Para Christophe Andruzac, Guénon utilizando a perspectiva apofática das doutrinas do Oriente, entende por Não-Ser não o vazio nem o nada, mas tudo o que é mais que o Ser, ou mais precisamente o que está além do Ser: é tudo isto que, a um título ou outro, subsiste no Verbo.


René Guénon: SER E NÃO-SER

Ananda Coomaraswamy

Há um asat (não-ser) que é "nada" (devido à privação do ser) e um asat (não-ser) que também é plenum (Pleroma) porque não limitado por um ser de qualquer maneira (iti-bhava).
Basicamente, sat e asat significam ser, realidade, verdade e os respectivos opostos. Na Identidade Suprema (tad ekam), que não tem igual (advaitam), já não existem contrários; mas considerados separadamente, de modo que ens et bonum convertuntur, a palavra asat no sentido de não-existente significa "mal", do mesmo modo que "malvado" significa "mau".
«Pues el movimiento del Cosmos varía el nacimiento de las cosas, y les da esta o aquella cualidad; ensucia con el mal los nacimientos de algunos y purifica con el bien los nacimientos de otros» (Hermes, Lib. 9.5).

Asat como «mal», aquí y en otras partes, corresponde exactamente al inglés «naughty» («malo») en concordancia con el principio ens et bonum convertuntur.