Um dia, Nasr Eddin recebeu um comerciante da distante cidade de Brousse, recomendado por um amigo, que queria expandir seus negócios na região de Akshéhir.
O homem queria ser apresentado aos notáveis locais, então Nasr Eddin, que podia ver que o que ele estava vestindo estava desbotado por causa da viagem, ofereceu-se para emprestar-lhe seu melhor terno, e eles saíram em uma excursão, começando pelo cadi.
- Honorável cadi, começou Nasr Eddin ao entrar na sala do juiz, deixe-me apresentá-lo a Tarik, um homem que tenho o prazer de ter entre meus amigos. A nobreza de suas maneiras e seu conhecimento de comércio são admiráveis, mas o terno que ele usa é meu.
Assim que eles saíram, o comerciante deixou transparecer seu mau humor:
- Pela barba do profeta! Que incongruência! Dizer que o terno que estou usando é seu! O cadi não pôde deixar de pensar que eu era pobre demais para me vestir adequadamente. Você causou um grande dano aos meus negócios!
- Desculpe-me, respondeu Nasr Eddin, não tive a intenção de magoá-lo. Agora vamos falar com o imã. Você verá que vou reparar o meu erro.
Da soleira da porta da casa do imã, Nasr Eddin chama:
- Reverenciado Imã, tenho o prazer de lhe apresentar Tarik, um homem de grande piedade, que Alá o abençoe! Quanto à roupa que ele está usando, é dele mesmo.
Uma vez do lado de fora, o comerciante começou a repreender seu companheiro:
- Ó Nasr Eddin, ó incrédulo! Onde está sua cabeça sob esse turbante? Esse homem santo deve ter me confundido com um pavão e pensou que eu queria que ele notasse minha roupa. Primeiro você me arruinou e agora está me fazendo de bobo!
- Você está certo, desculpou-se Nasr Eddin, eu queria compensar meu erro e o tornei pior.
- Ouça com atenção, Nasr Eddin: da próxima vez que me visitar, não diga uma palavra sobre as roupas que estou usando, entendeu? Meus lábios estão selados!
Então os dois homens foram ver o governante:
- Deixe-me apresentá-lo a Tarik, um homem de grande renome", diz Nasr Eddin no início. Quanto ao vestido que ele usa, não vou falar sobre isso, ele mesmo me pediu para não dizer nada.