VIDE: epignosis, noûs, experiência, sensibilidade; kosmos aisthetos
Mas eles não entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem (aisthanomai); e temiam interrogá-lo acerca desta palavra. (Lc 9:45)
Tantra: Consciência e Universo
Porfírio: Diferença entre a sensibilidade e a inteligência
Peter Brown: A questão da sensação em Orígenes
Arturo Reghini: Introdução à magia
O modo usual de viver é baseado na sensação da realidade material, ou se se preferir, no sentido material da realidade. O que existe é o que resiste, o compacto, maciço, e impenetrável; as coisas SÃO na medida que existem neste modo e ocupam espaço, fora e mesmo dentro de nossos corpos; é como se o quanto mais impenetrável e impregnável as coisas são, mais real elas são.O conceito ordinário e empírico de matéria, como uma res (coisa) em si mesma ocupando espaço, tangível e oferecendo resistência, é uma função da vida corporal. As necessidades de uma vida vivida em um corpo pesado, denso, sólido, acostumado a se assentar no solo estável e sólido, geram o hábito de identificar o sentido de realidade com este modo humano particular de perceber a realidade, e geram a convicção a priori que este é de fato o único modo possível e que não há nem pode haver outros.
Ananda Coomaraswamy: Artigos seletos de metafísica — Janelas da Alma
Commentaries On The Gospel Of Thomas. Excerpts from the Marsanne talks, 2015
Desde a infância, todos têm experienciado inúmeras situações e circunstâncias extremas, mas, apesar de tudo isso, a Percepção nunca mudou. O percebedor muda com sua história, através de cada experiência, mas a Percepção na qual o percebedor apareceu nunca foi alterada por todas as mudanças pelas quais ele passou. Isso é chamado de “o olho de Deus”, que é o ver per se, nunca mudou, nunca aumentou nem diminuiu pelo que vê. Esta é a nudez da criança mencionada no Evangelho.
John Deck sugere que "synaisthesei transmite a noção de autopercepção, ou melhor, de percepção autocontida". A leitura alternativa "syn aisthesei significaria meramente 'com percepção'".