Skip to main content
id da página: 9427 Damiani Realidade

Damiani Realidade


Para Plotino há absoluta realidade, o Uno, o qual está além de Ser ou Conhecimento. A Realidade significa isso que é autêntico, que nunca cessa de ser ele mesmo, e que não é capaz de ser negado. Absoluto significa o Uno é autossuficiente, sem a necessidade de nada.

A relação Uno e Múltiplo pode ser vista de duas perspectivas diferentes: A Realidade é vista como exclusiva, absoluta, e transcendente ou como inclusiva e imanente. Na visão transcendente, a realidade é igualada com o Uno-Só. Tudo mais é ou não outro do que o Uno ou ilusório. Por outro lado, uma visão inclusiva ou imanente da realidade inclui graus ou níveis. A realidade de qualquer coisa é sua participação no Uno, ou a presença do Uno. Plotino toma esta perspectiva onde diz que embora o Uno «está em parte alguma, em parte alguma não está» (Enéada V.5.8), e «o Supremo como contento nenhum outro está presente conosco; nós com Ele quando pomos de lado alteridade» (Enéada VI.9.8). «Graus» de realidade são determinados por graus de participação no Uno.

A relação de transcendência e imanência é esclarecida se não tomamos os Primais (Uno, Nous e Alma) como completamente separados. Assim o Princípio Intelectual pode ser considerado como tudo que é conhecível do Uno, e a Alma como a atividade de vida do uno. Assim podemos distinguir diferentes espécies de realidade: Ralidade Absoluta (Uno), Realidade Autoconhecida (Princípio Intelectual), Realidade Vivente (Alma), e Realidade Manifestante (Natureza).

Essa visão nos capacita a conhecer que realmente somos. Plotino nos diz o que somos, o que a alma é, e que somos alma. Anthony descreve a realidade da alma como sua «santidade inviolável», pois mesmo enquanto age aqui, a alma permanece a si mesmo, inalterada. No entanto, quando visita o Uno, Plotino, diz, a alma é é agora não mais alma (Enéada VI.7.34). Mas isso é porque algo só pode ser completamente o que é quando emana. Quando retorna ao uno, a alma encontra sua realidade em unidade. A Alma é o poder de vida do uno. A Alma é real porque a alma é intrínseca à Realidade. No busca é primeiramente um movimento em direção a realidade-alma, e mais tarde uma jornada dentro e através da realidade, um mergulho na realidade.