VIDE: ADHYATMAN; AHAMKARA; ALMA DO MUNDO; ALMA E IMAGEM; ALMA NA TRADIÇÃO GREGA; ALMA VIVIFICADA; ANATTA; ANIMA; ANIMUS; ANTAHKARANA; ANTAR-YÂMÏ; ÂTMÂ; ÂTMAN; ATTAN; BUDDHI; EGO; ESFERAS; EU; JIVÂTMÂ; MORTE DA ALMA; MULTIPLICIDADE DE EUS; PREEXISTÊNCIA DA ALMA; PSICOLOGIA MEDIEVAL; PSYCHE; REENCARNAÇÃO; SI MESMO
Jean Tourniac A INDIVIDUALIDADE HUMANA NO JUDAÍSMO
Filosofia Antiga
Platão: ALMA NA TRADIÇÃO PLATÔNICA
Plotino: ALMA
Segundo Anthony Damiani, Plotino aponta que a Alma é um conteúdo da Mente Divina incluído com outros Seres Divinos, permanentemente estacionado e residente aí (Enéada IV.1.1). Assim, Alma ou Mente é incluída em um unidade indiferenciada e tem uma tendência ou desejo em direção a secessão. Pode-se dizer também: o que é autenticamente real tem uma hipóstase de face exterior; o que é perfeito engendra, e o eternamente perfeito engendra eternamente (Enéada IV.1.6). Pode-se tomar isto como significando que a Alma Absoluta eternamente engendra almas. Cada uma e toda alma, originária da Alma Absoluta, é similar a, mas não idêntica com, sua predecessora.
Esta emanação, este pensamento da Mente de Deus — nosso Eu Absoluto — é o que se deve investigar pois é a chave para os mistérios (v. Aprofundar Consciencia). Esta unidade de Ser-Vida-Consciência segue «formada da essência não dividida e da essência dividida entre corpos» (Enéada IV.1.1). Pode-se referir a isto como a alma individual ou mente; este ponto, que é combinação da mente ou alma com a Ideia-Mundo, é nossa individualidade absoluta ou Sobre-Si.
Sufismo: LOS SIETE NIVELES DEL ALMA
Mário Ferreira dos Santos: ALMAS