Carregando...
 
Skip to main content

Plotino

FILOSOFIA ANTIGA — PLOTINO (205-270)


EXTRATOS, CITAÇÕES E COMENTÁRIOS

Resumo biográfico a partir de Pierre Hadot – «Plotin ou la simplicité du regard» –, um de seus principais pesquisadores e tradutores modernos

Que sabemos de Plotino? Alguns detalhes, mas finalmente muito pouco. Possuímos uma vida do filósofo, escrita por volta de 301 DC, por seu discípulo Porfírio. Este conservou algumas notícias, alguns traços de caráter, a lembrança de algumas conversas com seu mestre. Mas este nada disse de seu passado antes de chegar à Roma, no tempo do imperador Felipe. Nada dizia de sua pátria, de seus ancestrais, de seus pais, de sua infância — como se recusasse a identificar o indivíduo Plotino, como se pretendesse reduzir sua vida a seu pensamento. Como traçar um retrato da alma de Plotino com dados tão esparsos.

Pode-se dizer que nos resta a obra, afinal existem 54 tratados filosóficos, reunidos por Porfírio, sob o título geral e artificial de Enéadas. Aí não temos um acesso a alma de Plotino?

Como todas as obras da Antiguidade, as Enéadas mantém seu compromisso com a tradição passada, nada de originalidade, inovação, a fidelidade à tradição é um dever. No caso, a exegese de Platão o caminho.

Nossos discursos nada têm de novo, e não são de hoje em dia, mas foram ditos há muito tempo, todavia sem serem desenvolvidos, e nossos discursos de agora são apenas exegeses dos antigos discursos; são os discursos de Platão ele mesmo que nos garantem que estas teorias são antigas. Enéadas V 1,8)

DESTAQUE: