Uma breve notícia de Antoine Faivre, renomado pesquisador acadêmico do Esoterismo Ocidental, em seu livro "O Esoterismo" (Ed. Papirus), esclarece o termo.
Teosofia. Compreende-se por esse termo uma forma de hermenêutica (isto é, de interpretação) que se exerce sobre textos proféticos ou revelados, sobre mitos fundadores (por exemplo, a Gênesis) ou sobre visões. A teosofia perscruta os mistérios da divindade (assim faz, por exemplo, a Qabbalah, que é a teosofia judaica) e os do universo (fala-se então às vezes de pansofia). A teosofia não é uma pesquisa abstrata; pela imaginação ativa e pela experiência do símbolo, que garantem uma recuperação da experiência mítica, ela supostamente transforma aquele que a pratica. Uma frase de são Paulo muitas vezes serviu para legitimá-la ("O Espírito perscruta tudo, até as profundezas divinas", I Cor., 2, 10). (Observação: não se deve confundir com a Sociedade Teosófica nem com o que esta propõe)
É, portanto, preciso fazer uma distinção importante entre a Theosophia, enquanto uma corrente filosófica que se desenvolveu desde a Antiguidade e se desdobrou como "dimensão oculta do Cristianismo", expressão atribuída por Arthur Versluis (em seu livro Theosophia), e Teosofismo, corrente "esotérica" que teve seu auge na formação da Sociedade Teosófica com suas ramificações posteriores. O texto de René Guénon, Teosofia e Teosofismo, é bastante elucidativo a este respeito.
Para ter certeza desta distinção estaremos usando o termo grego Theosophia como referência a esta metafísica grega e cristã, verdadeiro contraponto Ocidental à Metafísica Oriental de Guénon.
Na Internet:
- THEOSOPHY (HISTORY OF PHILOSOPHY)
- THEOSOPHY , OR, PSYCHOLOGICAL RELIGION — MÜLLER, F. MAX (FRIEDRICH MAX), 1823-1900
- JACOB BOEHME: HIS LIFE AND TEACHING. OR STUDIES IN THEOSOPHY- MARTENSEN, H. (HANS), 1808-1884
- WORKS OF THOMAS VAUGHAN: EUGENIUS PHILALETHES
Páginas dedicadas à Theosophia:
DESTAQUES: