VIDE
Cabala
Emmanuel d'Hooghvorst
Excertos de LA CABALA
Quem proporcionou o dom da Torá? Deus? Não. Mas sim o Sinai. Com efeito, o texto não diz que Moisés recebeu a Torá em ou sobre o Sinai, senão que o que diz é que a recebeu do Sinai. Qual é pois esta montanha que fez este dom? Se encontram duas etimologias possíveis da palavra Sinai; em primeiro lugar: arbusto de espinhos, sarça, em segundo lugar, barro. Assim, Moisés teria recebido a Torá de um barro.
Torá procede de iaraoh (em hebreu) que significa "regar". Também significa "ensinamento".
De tudo isso temos que concluir que, no judaísmo, os únicos possuidores da Lei são os cabalistas. No entanto, o texto da Mishna sobre o qual nos apoiamos é muito anterior à época em que os historiadores pensam que começou a Cabala. Isso nos prova, de forma indiscutível, que seu autor considerava que existia uma ciência reservada, à qual o povo não tinha acesso e que era a Lei. O povo não tinha mais que as imagens exteriores.
Cristianismo Oriental
Gregório de Nissa
Neste tempo, Moisés foi para eles guia de uma iniciação mais misteriosa: foi propriamente a força divina que, por meio de prodígios que superam todos os discursos, iniciou no mistério todo o povo e seu guia. A iniciação no mistério realizou-se desta maneira: pediu-se ao povo que permanecesse livre de todas as manchas que podem ocorrer no corpo e na alma, e que se abstivesse de relações conjugais durante o número estabelecido de três dias, de forma que, purificados de toda disposição passional e corporal, se aproximassem da montanha, livres de paixões para serem iniciados. O nome desta montanha era Sinai. Só se permitia o acesso aos seres racionais, e só àqueles que estavam purificados de toda mancha. Havia completa vigilância e precaução para que nenhum dos seres irracionais subisse à montanha, e para que fosse apedrejado pelo povo todo ser irracional que desejasse vir à montanha (Ex 19, 1-15).
Vladimir Lossky
Teologia Mística da Igreja do Oriente