Filosofia
Arcângelo Buzzi
Haverá acaso um outro sítio, uma outra estação onde a existência humana possa morar num espaço de verdade mais originária e irredutível ao senso estético da sensação e ao conhecimento e apelo ético da liberdade? Conhecemos essa outra estação através das Sagradas Escrituras:
A sabedoria da Fé! Nessa estação a existência humana penetra não só nos arcanos de todas as obras, mas na primícia da criação. E qual seria a primícia da criação, aquela obra-prima de amor do Senhor Deus, contemplada e amada no límpido espelho de sua eterna identidade e geradora de todas as outras? Não é outra senão seu próprio Filho, a Palavra com a qual e na qual foram feitas todas as coisas:
"E a Palavra se fez carne e armou tenda entre nós; vimos a sua glória, a glória de Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (Jo 1,14).
Esse derrame da Palavra no íntimo da criação e no íntimo mais íntimo da encarnação, cuja presença silenciosa podemos auscultar nos mínimos movimentos das sensações, dos sentimentos, das paixões, dos desejos, e no espelho das imagens, dos conceitos e das ideias da realidade, que se grava em nós, na vivência do aqui e agora, somos sequestrados do mundo para o remado da Fé, para o gozo das primícias do Filho Unigênito do Pai. Esse testemunho da Fé no medium de nossas vivências não é um feito episódico e externo, é feito que especializa a existência humana, que dá o sabor ou a sabedoria de sua substância mais íntima.
O espaço, pois, em que nos é dado contemplar a Fé, o derrame do Filho Unigênito do Pai na criação e na encarnação, se desenha ali mesmo no interior mais íntimo de nossas sensações, no senso estético e no sentimento ético de liberdade em que as vivenciamos. Aqui nesse sensório, antes de qualquer perícia e ajuizamento de nossa parte, faísca e brilha sua inefável presença e, consequentemente, sua eterna jovialidade. Esta não é outra senão a sabedoria da Fé, irrompendo na inferioridade de nossas sensações, sem prévio aviso, sem qualquer controle por parte do saber, sem qualquer compromisso com as prescrições de uma doutrina e com os padrões de uma moral.