E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. (Mc 1:14-15)
Hans Jonas: A RELIGIÃO GNÓSTICA — CHAMADA
Roberto Pla: Evangelho de Tomé - Logion 3
Na versão do evangelista Marcos a convocatória inaugural feita por Jesus Cristo aparece muito completa e cumpre todo o programa da evangelização com inclusão da catequese do Mestre.
- "O tempo se cumpriu". Chegou o tempo para que o mundo, o homem, busque e encontre o verdadeiro Reino de Deus; o tempo em que vai ser divulgada a Boa Nova.
- "O Reino de Deus está próximo". Nisto consiste a Boa Nova; em que se os notifica que o Reino de Deus está próximo, em proximidade absoluta, dentro de vós. O Filho de Deus, "o que é", é a a essência, a Vida eterna em si mesma, o Vivente, isento de todas as tendência ou modificações que levais aderidas em vossa consciência e que os convertem em sepulcros caiados, em mortos que enterram seus mortos.
- "Convertei-vos". Este é o trabalho "religioso" que agora os compete realizar. Voltai-vos para vosso interior, a vossos pensamentos, a vossas tendências condicionantes. Descubrais-vos "como mortos que retornam à Vida (Rom 6,13). Conheçais-vos. "Revelai ao Filho em vós" (Ga 2,16). Esta é a obra difícil que consiste em que submerjais muito profundamente nas águas de vossa psyche; batizais-vos em vossas obras mortas. Buscai e vede o que em vós é morto, para ressuscitar como vivos para sempre em Cristo, "pois o Deus de que vos falo não é um Deus de mortos, mas de vivos, pois todos vivem por ele" (Lc 20,38). Assim chegareis a descobrir e mais tarde a realizar "unificadamente" que Cristo em vós, "o que é", é a Ressurreição e a Vida.
- "Crede na Boa Nova". O Reino do Pai se estende sobre a terra e os homens não o veem (Evangelho de Tomé - Logion 113). A causa disso é que não são limpos de coração. Mas agora, por meio da purificação nas águas de vossa consciência, pela prática continuada da Conversão ou metanoia, saireis da Noite escura em que viveis, porque tereis conhecido a Deus, ou melhor, Ele os terá conhecido (Ga 4,9) e seu conhecimento é a Luz, o Conhecimento perfeito. Vossos olhos ficarão abertos desde então à fé; sabereis que Ele é, e crereis firmemente na Boa Nova.
"Como pode a alma deixar de alçar voo quando um chamado amoroso, doce como o mel, vem da gloriosa Presença e diz: Levanta-te? Como pode um peixe deixar de saltar imediatamente da terra seca para a água, quando o som das ondas chega a seu ouvido vindo do oceano fresco? Como pode o falcão não voar, esquecendo-se da caça, em direção ao pulso do rei, assim que ouve o tamborim, tocado pela vara, dando-lhe o sinal para voltar? Como poderia o sufi deixar de começar a dançar, girando como um átomo, ao sol da eternidade, para que ela pudesse libertá-lo deste mundo perecível? Voe, voe, pássaro, para sua terra natal, pois escapaste da gaiola e tuas asas estão abertas. Voes para longe da água salobra, corras em direção à fonte da vida..." (Rumi, Divân-e). (Rumi, Divân-e Shams-e Tabriz, traduzido por E. Dermenghem, em L'Éloge du Vin, p. 9).