VIDE: YGGDRASIL; FIGUEIRA; SEPHIROTH; ÁRVORE DA VIDA; ÁRVORES DO PARAÍSO; FIGUEIRA; MACIEIRA; ÁRVORE DE NATAL; ÁRVORE NA BÍBLIA
Pierre Riffard: DICTIONNAIRE DE L'ÉSOTÉRISME
Símbolo extremamente rico mas muito preciso (ligado ao reino vegetal) e muito significativo (centrado na ideia de vida periódica). O esoterismo fala de diversos tipos de árvores, que se confundem as vezes, e outras se complementam.
- Árvore mítica
- Árvore da vida — símbolo da fecundidade, lugar dos ciclos naturais (morte no outono e nascimento na primavera)
- E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. (Gen 2:9)
- Árvore da imortalidade — a árvore da vida enquanto seiva contínua, superação da morte.
- "Ó Adão! Te indicaria a Árvore da imortalidade e de um reino imortal?" (Corão, XX, 120)
- Árvore do mundo
- Modelo do cosmos, diagrama vivo do mundo, representação imaginada ou ritual do microcosmo enquanto oculto e visível., enquanto toca me baixo a terra e a água e no alto ar e fogo, que é triplo (raiz-tronco-ramos / inferno-terra-céu), mas também representação do microcosmo, do homem análogo ao mundo.
- "Eu conheço nove mundos, nove domínios cobertos pela Árvore do mundo, esta Árvore sabiamente edificada que mergulha até o seio da terra... Eu seu existe um freixo que se denomina Yggdrasil. O cimo da árvore está banhado nos brancos vapores d'água" Edda poética I)
- Árvore invertida
- A Árvore do mundo, mas com as raízes voltadas para o céu e os ramos para a terra. A Árvore invertida é a representação esotérica do mundo, em função da analogia inversa. Assim fala Platão do homem-microcosmo: "nós somos uma planta, não terrestre mas celeste" (Timeu, 90a); assim fala Dante Alighieri do mundo-macrocosmo: "Neste quinto assento da árvore que toem vida em sua coroa e sempre porta frutos sem perder folha, são os espíritos bem-aventurados que sobre a terra fizeram tal ruído antes de entrar nos céus..." (Divina Comédia, III: Paraíso, XVIII, 28-32) (o quinto assento é o quinto céu, esfera de Júpiter).
- Árvore do meio
- Representação da Via e do Mundo, a Árvore como Eixo do Mundo, centro e pivô cósmicos. A Árvore do meio corresponde, entre outras, à coluna central da Árvore Sefirótica (vide Sephiroth).
- Árvore do conhecimento
- Arvore duplicada (parece se confundir com a Árvore da vida para o iniciado, para Adão antes da Queda), árvore dupla (dividida em Bem e em Mal).
- "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gen 2:17)
- Árvore de morte
- A Árvore do Conhecimento, enquanto separação da vida e do conhecimento, do conhecedor e do conhecido, do Bem e do Mal, enquanto fechamento à imortalidade, a estado paradisíaco (além da oposição masculino-feminino, de acordo com os animais, em ligação com os deuses)
- O Sefer ha Zohar menciona a Árvore de morte, cujas folhas servem de vestimenta a Adão desde sua Queda.
- "A ciência é a árvore de morte" (William Blake)
- Árvore da vida — símbolo da fecundidade, lugar dos ciclos naturais (morte no outono e nascimento na primavera)
- Árvore real
- A árvore sagrada é uma árvore considerada como sagrado do fato de suas propriedades naturais ou de ligações com a religião e a magia.
- Árvore Sefirótica
CRISTOLOGIA: ALGUNAS CONSIDERACIONES ACERCA DEL SIMBOLISMO ARBÓREO. A PROPÓSITO DE JUAN 1, 43-51
- A ÁRVORE DA VIDA E O LICOR DE IMORTALIDADE
- A ÁRVORE DO MUNDO
- A ÁRVORE E A SERPENTE
- VAJRA
- A ÁRVORE DO MEIO
Filosofia
Mário Ferreira dos Santos: ÁRVORE