Simbolismo
Excertos de Robert Graves, “A Deusa Branca”
Excertos do Dicionário de Símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant
Foi com folhas da figueira que Adão e Eva fabricaram suas primeiras "vestes" para esconder sua vergonha e sua fragilidade. Posteriormente substituídas por túnicas de pele (vide Túnicas de Pele?.
- Então os olhos de ambos foram abertos, e conheceram que (estavam) nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram aventais para si. (Gen 3:7)
A figueira com grandes folhas dá sombra e lugar de repouso. Habitar sob uma figueira é sinal de paz.
- E eis que eu intento edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus, como falou o SENHOR a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar sobre o teu trono, ele edificará uma casa ao Meu nome. (1Reis 5:5)
- E Ele julgará entre muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e estas malharão (no fogo) as suas espadas (transformando-as) em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem (as nações) aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada homem debaixo da sua videira e da sua figueira, e não haverá quem (os) faça tremer, porque a boca do SENHOR dos Exércitos disse isto. (Miq 4:3-4)
- «Comer o fruto de sua vinha ou de sua figueira» é uma fórmula similar (2Reis 18,31).
A figueira anuncia a vinda do verão:
- Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, (e) se foi; Aparecem as flores sobre a terra, o tempo do salmodiar (dos pássaros) chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira já amadureceu os seus figos verdes, e as vides com seus botões de uva exalam o seu (agradável) aroma; levanta-te, amiga- amada Minha, formosa Minha, e vem. (Cântico 2:11-13)
Jesus anuncia da mesma maneira a vinda do Filho do Homem:
- E aprendei a parábola proveniente-de-junto-da figueira: Quando já os ramos dela se tornarem tenros e ela brote as folhas, vós sabeis que o verão (está) próximo. Assim também vós, quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele (Jesus) está próximo, às portas. (Mt 24:32-33)
«Devastar a vinha e a figueira» é pilhar a terra concedida por Deus a seu povo (Os 2,14). É a obra do invasor.
- Porque subiu contra a minha terra uma nação poderosa e sem número; os seus dentes (são) dentes de leão, e têm queixadas de um grande leão. Fez da Minha vide uma assolação, e tirou a casca da Minha figueira; despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus ramos se embranqueceram. (Joel 1:6-7)
Marco contará o gesto de Jesus que desseca uma figueira (FIGUEIRA INFRUTÍFERA).
Um texto do Apocalipse retoma uma imagem de Isaías:
- E as estrelas do céu caíram para dentro da terra, como quando uma figueira lança (de si) os seus figos tardios, (estando) sendo balançada por um vento forte. (Apocalipse 6:13)