Carregando...
 
Skip to main content

Figueira

FIGUEIRA

Simbolismo

Excertos de Robert Graves, “A Deusa Branca”

Cuando la leyenda bíblica de Adán y Eva llegó al noroeste de Europa, el fruto del Arbol de la Ciencia del Bien y del Mal fue interpretado como una manzana, y no como un higo, a pesar de que en el texto se habla de la hoja de higuera. Adán había comido del árbol prohibido de la inteligencia que le dio Eva, «la Madre de Todos los Seres Vivientes», y por eso los bardos tradujeron «fruto» como «manzana».


Excertos do Dicionário de Símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant

A figueira simboliza a ciência religiosa, tendo desde o Egito antigo um sentido iniciático. Encontra-se no AT e no NT. No esoterismo sufi a figueira se associa à oliveira para significar as dualidades de diversas naturezas. Na Ásia oriental, o papel da figueira é de extrema importância, assim se entende a figueira perpétua dos Upanixades e do Bhagavad Gita, é a “árvore do mundo” que une a terra ao céu. Buda obteve sua iluminação sob uma espécie de figueira, árvore da Bodhi, que se identifica ao eixo do mundo. A figueira foi também a árvore sob a qual Buda se assentava para ensinar seus discípulos. Neste sentido simboliza a imortalidade e assim é reconhecida na tradição chinesa, pois a imortalidade não se compreende como vida longa, mas só pode se conceber pelo espírito e o conhecimento. A folha da figueira, como a folha da videira, é um cache-sexe na arte hindu e greco-latina.

Foi com folhas da figueira que Adão e Eva fabricaram suas primeiras "vestes" para esconder sua vergonha e sua fragilidade. Posteriormente substituídas por túnicas de pele (vide Túnicas de Pele?.

  • Então os olhos de ambos foram abertos, e conheceram que (estavam) nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram aventais para si. (Gen 3:7)


A figueira com grandes folhas dá sombra e lugar de repouso. Habitar sob uma figueira é sinal de paz.

  • E eis que eu intento edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus, como falou o SENHOR a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar sobre o teu trono, ele edificará uma casa ao Meu nome. (1Reis 5:5)
  • E Ele julgará entre muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e estas malharão (no fogo) as suas espadas (transformando-as) em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem (as nações) aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada homem debaixo da sua videira e da sua figueira, e não haverá quem (os) faça tremer, porque a boca do SENHOR dos Exércitos disse isto. (Miq 4:3-4)
  • «Comer o fruto de sua vinha ou de sua figueira» é uma fórmula similar (2Reis 18,31).


A figueira anuncia a vinda do verão:

  • Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, (e) se foi; Aparecem as flores sobre a terra, o tempo do salmodiar (dos pássaros) chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira já amadureceu os seus figos verdes, e as vides com seus botões de uva exalam o seu (agradável) aroma; levanta-te, amiga- amada Minha, formosa Minha, e vem. (Cântico 2:11-13)


Jesus anuncia da mesma maneira a vinda do Filho do Homem:

  • E aprendei a parábola proveniente-de-junto-da figueira: Quando já os ramos dela se tornarem tenros e ela brote as folhas, vós sabeis que o verão (está) próximo. Assim também vós, quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele (Jesus) está próximo, às portas. (Mt 24:32-33)


«Devastar a vinha e a figueira» é pilhar a terra concedida por Deus a seu povo (Os 2,14). É a obra do invasor.

  • Porque subiu contra a minha terra uma nação poderosa e sem número; os seus dentes (são) dentes de leão, e têm queixadas de um grande leão. Fez da Minha vide uma assolação, e tirou a casca da Minha figueira; despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus ramos se embranqueceram. (Joel 1:6-7)


Marco contará o gesto de Jesus que desseca uma figueira (FIGUEIRA INFRUTÍFERA).

Um texto do Apocalipse retoma uma imagem de Isaías:

  • E as estrelas do céu caíram para dentro da terra, como quando uma figueira lança (de si) os seus figos tardios, (estando) sendo balançada por um vento forte. (Apocalipse 6:13)