O teólogo suíço Oscar Cullmann, em uma célebre palestra em Harvard em 1955, distinguiu rigorosamente entre as ideias socráticas e cristãs primitivas.
Cullmann nos lembra que no Novo Testamento somos informados de que a morte é “o último inimigo”, enquanto Sócrates saúda a morte como uma amiga. Para os primeiros cristãos, Cullmann acrescenta, “A alma não é intrinsecamente imortal”, mas se tornou assim apenas através da ressurreição de Jesus Cristo, e através da fé nessa ressurreição. Finalmente, Cullmann insiste, a ressurreição plena virá, mas apenas quando no “último dia” o corpo for ressuscitado para sempre. No entanto, enquanto isso, a morte é o inimigo de Deus, para Jesus, mas não para Sócrates, e então Jesus e Sócrates confrontam a morte de maneira muito diferente. São Paulo, como os judeus helenísticos, parece ter absorvido noções platônicas de imortalidade, mas não parece haver influência platônica sobre o próprio Jesus, com sua crença totalmente farisaica na ressurreição: “Ele não é Deus dos mortos, mas dos vivos”. Os textos judaicos intertestamentais que fundem imortalidade e ressurreição são eles próprios platonizados, mas Jesus, apesar da polêmica do Novo Testamento contra os fariseus falsamente argumentada em seu nome, parece menos platonizado até mesmo do que os fariseus. Ele está na tradição de “Yahweh sozinho”, mesmo que sua visão de Yahweh seja extraordinariamente benigna, pelo menos naquelas passagens dos Evangelhos (e O Evangelho de Tomas) que têm a aura autêntica de sua voz. (Harold Bloom)
Excertos: