De certo modo todo site é uma imensa oração de reconhecimento, reunindo intenções, pensamentos, enfim a grandiosa "produção religiosa" da humanidade, no sentido de construções intelectuais de "religamento" com o divino, de alguns caminhantes nas trilhas do sagrado. Muitas páginas referem-se especificamente à oração e sua fundamentalidade no trabalho espiritual, tal como o conjunto de páginas sobre a Philokalia, sobre a Cristologia (o logos do Logos, ou o discurso do Cristo), sobre o pensamento tradicionalista de René Guénon, Frithjof Schuon, e outros, cuja expressão literária, quase poética, nos guiam na mais profunda meditação sobre o divino.
Sobre a oração em si, há uma página construída sobre a obra Oração de Zaleski que oferece uma breve apreciação panorâmica, e pode ser complementada pela página de Laude sobre a oração contínua. Ainda assim estava faltando um conjunto de páginas que apresentassem orações propriamente ditas.
Este conjunto de páginas se abre assim, diante desta necessidade e por conta de uma grande amizade de muitos anos, que me ofereceu a primeira contribuição a ser aqui inserida. Espero contar com outras contribuições, sendo o critério único e preferencial, a tradição da oração proposta, como é o caso da primeira que me veio proposta por este grande amigo.
Orações das Tradições