Carregando...
 
Skip to main content

Henri Crouzel


Patrólogo, professor em Roma na Universidade Gregoriana, no Instituto Agostiniano e na Universidade do Latrão, professor honorário no Instituo católico de Toulouse, é autor de inúmeras obras sobre a Igreja primitiva e em particular sobre Orígenes.


CROUZEL, Henri. Origène et Plotin: comparaisons doctrinales. Paris: P. Téqui, 1992

Há uma doutrina meso e neoplatônica cujo parentesco com o cristianismo é impressionante à primeira vista, a da Tríade Divina: ela encontra sua formulação mais desenvolvida em Plotino com suas três hipóstases, o Uno ou Bem, a Inteligência, a Alma do Mundo. O que Orígenes pensava dessa correspondência, como ele a conhecia através do platonismo médio, ou talvez do ensino de Amônio? Ele deixa isso claro no Tratado dos Princípios:

Todos aqueles que acreditam de alguma forma que existe uma Providência confessam um Deus não engendrado que criou e governa o universo e reconhecem que ele é o pai do universo. Que ele tem um filho, não somos os únicos a afirmar, embora isso pareça bastante estranho para aqueles que, entre os gregos e bárbaros, são considerados filósofos; no entanto, essa opinião parece ser sustentada por alguns deles, quando confessam que tudo foi criado pela Palavra e Razão de Deus'8... Quanto ao ser substancial19 que é o Espírito Santo, ninguém foi capaz de ter a menor suspeita dele, exceto aqueles que conhecem a Lei e os Profetas ou que professam fé em Cristo.