Carregando...
 
Skip to main content

Gurdjieff Termos

GURDJIEFF — TERMOS E NOÇÕES


Insatisfeito com as diferentes línguas que dominava, para escrever sua obra, pelos motivos que deixa claro desde RBN I-1, G decide pelo russo e o armênio de sua infância, ao mesmo tempo que decide interpôr inúmeras palavras estranhas no texto, quebrando qualquer leitura superficial e desatenta. Sem contar o estilo e formação de frases de modo bem obtuso, criando dificuldades extras na leitura que se tem o hábito de fazer de qualquer obra literária. O fato é que esta não é qualquer obra, e nem propriamente literária, e todos os meios para tornar sua leitura um «trabalho consciente e sofrimento voluntário» são aplicados por G. Só nos cabe seguir suas indicações, constantes desde as primeiras páginas sobre o «porque» e o «como» de um justa leitura (CONSELHO DE LEITURA).

Segundo Robin Bloor, G se valeu de três métodos de construção de palavras que devem ser considerados por todos que desejam investigar o sentido destes neologismos:

  • Aglutinação, juntando duas raízes de palavras ou morfemas para fazer uma nova palavra.
  • Mistura, ocorrendo quando letras são abandonadas no processo de aglutinação, tornando mais difícil conhecer os morfemas originais de um neologismo.
  • Composição: similar a aglutinação, onde palavras são concatenadas para formar um neologismo.


G se valeu de morfemas ou palavras de várias línguas criando seus muito neologismos. Bloom categoriza sob determinados títulos os neologismos: Nomes de caracteres, tribos e pessoas, festivais, animais, plantas, substâncias, objetos físicos, dispositivos, objetos astronômicos, localidades, conceitos e processos, leis, oitavas, derivados de ópio, palavras saturnianas, palavras marcianas, palavras estrangeiras, palavras emprestadas e miscelânea.

A principal obra para pesquisar os neologismos de G, continua sendo o «GUIDE AND INDEX TO GURDJIEFF'S ALL AND EVERYTHING: BEEZLEBUB'S TALES TO HIS GRANDSON». Recomendo também os livros de Robin Bloor, em especial o «THE SEARCHABLE INDEX TO G. I. GURDJIEFF'S BEELZEBUB'S TALES TO HIS GRANDSON».

Alguns termos e noções são básicos para qualquer tentativa de compreensão do pensamento de Gurdjieff. VISITE: Beelzebub Tales, por termos relevantes