Carregando...
 
Skip to main content
id da página: 8002 Henry Corbin – TEMPLO E CONTEMPLAÇÃO Henry Corbin

Corbin Templo

Henry Corbin — TEMPLO E CONTEMPLAÇÃO


A Grande Obra de Henry Corbin, a «Fenomenologia do Espírito» gnóstico, se desdobra aqui em uma meditação sobre a figura do Templo espiritual. O livro começa assim onde se encerrava Corbin Islame Iraniano e nos conduz da cavalaria espiritual ao Templo de Ressurreição. Esta hermenêutica da Imago Templi, Corbin a engaja sobre os três «teclados» da tradição abraâmica, o judaísmo, o cristianismo e o Islame. Mostra em detalhe a fraternidade trans-histórica dos gnósticos das três religiões, unidos em uma demanda, fora dos limites e das aberrações dos literalistas. Sabeanos, xiitas ismaelianos, templários do ocidente, mas também Swedenborg ou o Corão: Corbin neste imenso domínio, ilumina uma Forma espiritual única, do Templo da Kaaba ao castelo do Santo Graal.

Este mundo onde o Templo aparece não aquele da História. Não também aquele do mito, da lenda. É o Mundo Imaginal onde figuram os eventos que quebram as «normas profanas». Henry Corbin persegue aqui seu estudo da alquimia islâmica, esta via real que leva ao mundo da Alma, esta ciência das correspondências simbólicas, «Ciência da Balança», da qual nenhum filósofo não tinha ainda feito uma análise exaustiva.

Assim Templo e Contemplação é ao mesmo tempo um dos auges da obra de Henry Corbin e uma das obras primas da ciência comparada das religiões do Livro. (traduzido da apresentação do livro)