Skip to main content
id da página: 9760 CASSIANO – CONFERÊNCIAS – SEGUNDA CONFERENCIA DO ABADE MOISÉS Cassiano

Cassiano Conferencias II


A SEGUNDA CONFERÊNCIA DO ABADE MOISÉS — DA DISCRIÇÃO (tradução brasileira)
CASSIANUS, Johannes. John Cassian: The conferences. New York, NY: Paulist Press, 1997

A segunda conferência retoma o tema da discrição, que já havia sido introduzido ao final da primeira, e mais uma vez é Abba Moses quem conduz a discussão. O tema havia sido tratado de uma forma bastante abstrata na conferência anterior, em termos da tripla origem dos pensamentos e da quádrupla forma de julgá-los. Aqui, no entanto, depois que a discrição é firmemente estabelecida como um dom da graça e a definição de Antão para a virtude é oferecida, o tratamento do assunto em questão se volta para o prático – ou seja, para o ensino por meio de exemplos e, finalmente, para o estabelecimento de certas diretrizes para a alimentação.

Já foi notado que *As Conferências* como um todo fornecem um modelo para o exercício da discrição. As possibilidades desse modelo são particularmente elaboradas na presente conferência, na qual Moses, que é ele mesmo um ancião de alta reputação, recorre a Antão, o maior de todos os anciãos, e a vários outros, citando-os. A transmissão da sabedoria de geração em geração, que é tão central para a compreensão de Cassiano da prática da discrição, é assim exemplificada para o leitor. De fato, é Antão, da primeira geração de abbas, e não Moses, o líder da discussão, quem realmente define a discrição. E Antão, por sua vez, no curso de sua definição, cita abundantemente as Escrituras, implicando assim que sua visão não é sua, mas vem da fonte de toda a sabedoria.

Essa definição é descrita como o resultado de uma discussão não totalmente diferente daquelas vinte e quatro que constituem *As Conferências*. É dito que alguns anciãos se aproximam de Antão para lhe perguntar sobre a perfeição; eles dão seus pensamentos divergentes sobre o assunto, aduzindo como o meio indispensável para alcançar a perfeição as mesmas práticas monásticas que Moses havia caracterizado como secundárias na primeira conferência; finalmente, o próprio Antão fala e introduz a noção de discrição como o princípio regulador na busca pela perfeição; e então os outros concordam. Talvez seja mostrado aqui, de forma idealizada, o processo pelo qual os ensinamentos dos anciãos vieram a ser formulados.

A definição de Antão é, na verdade, um assunto bastante extenso, mas pode ser resumida dizendo que a discrição é o julgamento pelo qual uma pessoa discerne o que é correto e, em particular, evita o excesso de qualquer tipo, mesmo do bem aparente. Já no pensamento clássico, sob o nome de *phronesis* ou *prudentia*, a discrição era vista como a virtude governante, distinguindo o bem do mal, e Cassiano, em um aspecto, não faz mais do que repetir essa percepção. Sua repetição, no entanto, é insistente, e a razão para isso é certamente a tendência do monaquismo do deserto para os extremos, simbolizada na pessoa do infeliz Heron. Por outro lado, Cassiano não se limita a repetir suas fontes pagãs, com as quais ele de qualquer forma não tinha necessariamente contato direto, pois ele coloca a discrição diretamente no contexto da prática da humildade.

A dificuldade que a compreensão de Cassiano sobre a discrição apresenta não surge de sua ênfase na primazia dessa virtude, mas sim do método que ele propõe para sua aquisição – a saber, a submissão constante e humilde de todos os pensamentos ao julgamento dos anciãos. Essa ideia não é original de Cassiano, pois já havia aparecido brevemente em Basílio, mas é ele quem a desenvolve. É verdade que uma importante ressalva é feita no sentido de que nem todos os anciãos podem ser confiáveis com os pensamentos de outros, mas um problema duplo permanece. Em primeiro lugar, o conselho dos anciãos é dotado de uma autoridade quase infalível que, por princípio, não parece justificada. Em segundo lugar, e de forma correspondente, a responsabilidade dos monges mais jovens parece injustificadamente restrita por sua obrigação de se submeter em todos os aspectos aos mais velhos.

Apesar dessas críticas, no entanto, não se sente um espírito de autoritarismo em *As Conferências*. A história de Abba Apollos e o monge abatido, que é relatada no décimo terceiro capítulo e que tem a intenção de mostrar que um ancião não pode ser julgado apenas por seus cabelos grisalhos, também demonstra, de passagem, o tipo de intercâmbio que poderia ocorrer entre um velho santo e perspicaz e o homem mais jovem que havia vindo a ele com pensamentos perturbadores. Esse tipo de intercâmbio seria marcado pela maior gentileza e até mesmo, se considerado necessário, pela admissão do ancião de suas próprias tentações e falhas. A prática da submissão aos anciãos, em outras palavras, poderia ser muito menos uma experiência abjeta do que a teoria dela pareceria implicar. Além disso, o ato de submissão, por mais altamente recomendado que tenha sido, ainda pressupunha o exercício do livre-arbítrio por parte daqueles que buscavam conselho: a pessoa poderia, é claro, sempre rejeitar o conselho que recebia ou buscar mais conselhos. A décima sétima conferência, que justifica mentiras e a quebra de promessas se isso for propício ao bem espiritual da pessoa, confronta os anciãos menos experientes da Palestina com os mais experientes do Egito e, ao fazer isso, também serve para justificar a rejeição do que é percebido como conselho inferior em favor de buscar um conselho melhor em outro lugar. Finalmente, deve-se notar que Cassiano não está preocupado aqui com o que poderia ser chamado de considerações "meramente humanas"; ele está olhando além de questões como o exercício mais iluminado de autoridade e responsabilidade, por mais importantes que sejam, para a perspectiva de alcançar a pureza de coração e, em última análise, o reino dos céus. Em vista dessa perspectiva, era possível para um monge se entregar completamente à direção de outro sem, ao que parece, lamentar excessivamente quaisquer desconfortos pessoais que isso pudesse acarretar. Essa atitude é sugerida em uma série de histórias que falam de monges que prontamente e sem reclamar realizam tarefas degradantes e até irracionais a pedido de seus anciãos, que vão desde a rega de gravetos secos por João de Lycon até o ato de Patermutus de atirar seu próprio filho no rio. As palavras escritas sobre um deles aplicam-se a esses monges e a outros como eles: "Ele não foi de modo algum abalado pela estranheza de uma tarefa tão mesquinha e inédita, e não deu atenção à sua indignidade... pois através da graça da obediência, ele desejava adquirir a humildade de Cristo, que é a verdadeira nobreza". No final, de fato, não há alternativa real para algum tipo de submissão às percepções de outros, porque Deus escolheu, no curso ordinário dos eventos, falar conosco não diretamente, mas através de outros. A própria existência de *As Conferências* – nas quais alguns seres humanos, que receberam sua sabedoria, pelo menos em parte, por terem falado com outros seres humanos, a transmitem novamente a outros – é um testemunho desse processo.

O fato de Cassiano dedicar tantas páginas ao final da presente conferência à "medida adequada para o jejum" – dois biscoitos por dia – e precisamente a melhor hora para comer, pode inicialmente parecer excessivo. Mas essa regra para o jejum foi transmitida por gerações anteriores e, além disso, fornece um exemplo útil do gênio da discrição em trilhar o caminho estreito entre o excesso e a falta. Além disso, seremos ajudados a entender seu lugar aqui pela constatação de que a comida representava uma tentação muito séria para os monges do deserto e que, de acordo com o esquema de Cassiano, a gula se classificava em primeiro lugar entre os vícios. A atitude adequada em relação à comida era uma das preocupações mais constantes da discrição.

A conferência conclui com uma breve recapitulação tanto dela quanto de sua antecessora. O uso de imagens de banquete no parágrafo final complementa de forma encantadora a longa discussão sobre o jejum.